terça-feira, 30 de março de 2010

Webjornalismo, comment ça marche?

Nesta aula navegamos um pouco pelos ciberjornais para que começassem a se familiarizar. E então, gostaram da experiência?

Agora vamos ler o artigo de uma pesquisadora da UFBA sobre o tema:
http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2001_mielniczuk_caracteristicasimplicacoes.pdf

EXERCÍCIO

EM SALA
1)A partir da leitura do artigo poste aqui suas observações sobre o webjornalismo.
Estou esperando! Anda, anda, é pra hoje!!!
Bjs! ;)

PARA CASA
2) Vimos características do webjornalismo estudadas por Bardoel e Deuze (interatividade, customização de conteúdo, hipertextualidade e multimidialidade) e também por Palacios(multimidialidade/convergência, interatividade, hipertextualidade, personalização e memória). A partir desta leitura, visitem novamente os sites de webjornalismo, escolham um ou dois sites e dentro destes procurem identificar as características estudadas que estão mais evidentes e quais as características menos evidentes.

31 comentários:

  1. oi gente,

    bem, estava falando com a professoara há pouco. Que há outros sites de notícias que, de repente poderíamos conhecer.

    Deixarei aqui um link para o CMI ( Centro de Mídia Independente). Tenho algumas restrições com relação ao conteúdo, mas isso tem relação com o meu posicionamento político. Creio, que quanto a questão da estrutura, trata-se de uma idéia, no mínimo interessante de interação, posto que as matérias são colocadas e confrontadas pelos membros (em muitas das vezes integrantes de movimentos sociais).

    Enfim, fica a provocação...

    ResponderExcluir
  2. Todos os recursos que o webjornalismo trouxe tendem de uma forma ou outra para a expansão da interatividade. Interatividade essa que nos possibilita ter uma noção maior dos fatos em tempo real e expressar nossa opinião acerca de assuntos de interesse comum.

    Os chamados webjornais se tormam mais dinamicos e especializados em cada tipo de leitor, alem de oferecerem uma variedade de serviços maior e mais efetiva.

    Isso sem mencionar a facilidade de pesquisa mais aprofundada sobre os assuntos que nos interessam por meio da hipertextualidade.

    Se a figura do jornalista como mediador é mesmo necessária?
    Sou aspirante a um, ou seja, suspeito para responder...

    ResponderExcluir
  3. Sobre o texto: fala sobre as características do Web Jornalismo através da visão de 2 pesquisadores(Bardoel e Deuze)que refletem as potencialidades oferecidas pela internet ao jornalismo. Mostra a importancia do Jornalismo na web, pois em tempo real somos atualizados constantemente sobre as notícias do mundo e podendo assim haver interatividade entre o leitor e a publicação ou entre leitores. O texto mapeou e sistematizou alguns tópicos que merecem a a atenção dos pesquisadores na área, e nos possibilitou uma análise e uma busca sobre as características em relação aos sites de jornalismo que conhecemos.

    Lucas Duarte.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A criação do webjornalismo foi, de fato, uma das criações mais necessárias para a sociedade moderna. Em tempos onde as pessoas dispõe de pouco tempo para fazer outras coisas além do trabalho ou do estudo, os sites disponíveis online nos ajudam a nos manter informados com o que acontece no nosso país e também fora dele. Existe uma variedade muito grande de notícias que atinge todos os públicos, e o acesso é feito de uma maneira prática e fácil, com vários recursos midiáticos à disposição (fotos, vídeos, etc.). Não esquecendo da questão da interatividade. Os leitores podem participar de fóruns de discussão, trocar e-mails com outros leitores e também com jornalistas e muitos outros recursos

    ResponderExcluir
  6. Web jornalismo

    O web jornalismo é, sem dúvidas, uma inovação na área da comunicação, podemos ter as notícias atualizadas a cada instante, em tempo real.
    Apesar dos problemas trazidos por esse tipo de jornal, como por exemplo, a não valorização do profissional qualificado para esse tipo de trabalho, afinal, qualquer pessoa pode postar suas reportagens na web;a qualidade duvidosa das notícias que são lançadas a cada instante, entre outros fatores negativos, não podemos deixar de dar o merecido valor ao web jornalismo. Pois o jornalismo atual não seria o mesmo se não permitisse entrar nessa era tecnológica que avança cada vez mais.

    ResponderExcluir
  7. O webjornalismo possue atualmente as diversas características da multimidialidade atual, por exemplo, a interatividade entre jornalistas e leitores e principalmente o imediatismo que proporciona a publicação de notícias quase em tempo real.
    Percebi também algumas vantagens que esse tipo de jornalismo tem em relação a outras mídias. Destaco o fato da escolha de quais notícias e destaques queremos ler de imediato, o que na televisão não é possível.
    Com destaque a anúncios publicitários com dinamização de imagem, concluí que o jornalismo online hoje, é muito mais do que uma mera cópia ou continuação do jornalismo impresso.

    ResponderExcluir
  8. O artigo relacionado ao jornalismo virtual,suas características e implicações tem uma abordagem relevante sobre a evolução tecnológica e as principais transformações na comunicaçaõ.Com a criação do webjornalismo,a interatividade,bem como a sua própria personalização,proporcionaram uma "aproximaçaõ do leitor aos fatos".
    Hoje,há uma busca rápida por notícias com a estrutura do webjornal,a customização por exemplo,dispõe ao leitor uma pré-seleçao de conteúdos,vídeos entre outros recursos.
    Contudo,são observados também no artigo,questionamentos em torno do papel do jornalista,pois há uma praticidade na elaboraçao do veívulo online,embora seja necessario conhecimentos e técnicas para tal produçao.

    ResponderExcluir
  9. Entendo que é necessario todas as formas de interação,principalmente quando a forma pela qual estamos interagindo é a web,tenho vontade sempre que possivel estar em contato com o webjornalimo pois é a forma mais rápida de se alcançar a informação que tenha ocorrido em instantes atrás-mas o meu entetesse maior é pelo rádiojornalismo-O artigo cita diversas formas de jornalismo desde o que mais busca a reflexão do leitor até o que apenas o informa,e graças a tecnologia surgem a cada dia novas formas de levar a informação,ja em contra ponto ao webjornalismo pois as noticias surgem como algo inesperado e é uma forma de interagir,e o jornal impresso se torna "desatualizado em, poucos instantes",e como é dito no artigo devemos falar em processo de interação,pois vivemos em um mundo que a cada instante se desenvolve multiplos processos de interação entre outras salientações feitas no artigo é importante perceber e estar em movimento com as novidades do mundo virtual aproveitando cada olhar diferenciado que a inovação tecnologica aplicada a comunicação de um modo geral nos oferece.

    ResponderExcluir
  10. A elaboração e criação do jornalismo Web possibilitou maior interação entre jornalista e leitor.
    A fuga do modelo do jornalismo impresso deu maior versatilidade ao jornal e tornou seu conteúdo e aparência mais atrativos.
    A atualização constante o torna mais dinamico uma vez que não temos mais que esperar até o dia seguinte para conhecer opnioes e fatos a respeito de um determinado assunto de nosso interesse .
    Deixa de ser o jornal de ontem com noticia de anteontem.
    Não há como fugir disso, atualização deve ser constante. A técnica permite a interatividade a memoria a retomada de arquivos anteriores de forma rápida a medida que são necessárias informações e bases, elas estão sempre disponíveis.O uso das mídias torna mais dinâmico o modo como a pauta é apresentada. As conexões por links permitem mais informaçãoes e/ou opnioes disponíveis para analise.
    O jornal web não e periódico, ele se atualiza a medida que as noticias surgem. Ele é contante, porque a globalização exige que ele seja,pois para ela o interesse não é o passado,mas sim o presente com vista no futuro.

    ResponderExcluir
  11. As primeiras aulas do curso de jornalismo já nos deixaram bem claro que comprender a comunicação na complexa rede social do homem (pós) moderno não será possível sem considerarmos a revolução tecnológia que a impulsiona.

    A partir do domínio da técnica, o homem que inicialmente buscava determinar uma nova relação tempo/espaço para o livre desenvolvimento de tarefas no sentido de satisfazer as necessidades mais básicas, pôde determinar também a relação com o próprio trabalho.

    O texto de Luciana Mielniczuk, "Características e implicações do jornalismo na web" nos deixa claro que o jornalismo não passou incólume por esse processo e aponta a necessidade de um exercício teórico a fim de que compreendemos os reflexos deste fenômeno na área.

    A observação proposta no artigo, lúcido sobre o seu lugar de elaboração - ou seja - compreendendo os riscos de analisar um objeto novo e talvez não bem definido, nos deixa ver que: se o uso da web como meu de notícias embora tenha partido da experiência do jornalismo impresso e radiofônico, pode ter encontrado nas especificidades desta ferramenta ( a web) elementos que lhe permitissem redefir-se a ponto de compor características de interatividade entre leitor e jornalista jamais experimentados.

    Tal é a percepção dessa mudança, que a autora inclusive traz para a discussão: ainda precisa-se da figura do jornalismo quando o acesso a notícias é indiscriminado?

    ResponderExcluir
  12. Esse novo modelo de se fazer jornalismo,o webjornalismo, vem como uma forma de facilitação e modernização no ramo da informação. Através dele, caracteristicas como intextualidade, interatividade e instantaneidade aparecem como recursos ao leitor.
    o webjornalismo não nos limita a apenas informações do dia-a-dia como, por exemplo, o jornal impresso. Além disso ele, muitas vezes, serve como aparato de pesquisas através de referencias postas em seu conteúdo.
    Essa nova forma de jornalismo acompanha o processo tecnológico,dadas as caracteristícas citadas e os recursos oferecidos por ele. Esse é o web jornalismo, dinâmico, atual e falicitador.

    ResponderExcluir
  13. REVISADO :)
    As primeiras aulas do curso de jornalismo já nos deixaram bem claro que compreender a comunicação na complexa rede social do homem (pós) moderno não será possível sem considerarmos a revolução tecnológica que a impulsiona.

    A partir do domínio da técnica, o homem que inicialmente buscava determinar uma nova relação tempo/espaço para o livre desenvolvimento de tarefas no sentido de satisfazer as necessidades mais básicas, pôde determinar também a relação com o próprio trabalho.

    O texto de Luciana Mielniczuk, "Características e implicações do jornalismo na web" nos deixa claro que o jornalismo não passou incólume por esse processo e aponta a necessidade de um exercício teórico a fim de que compreendemos os reflexos deste fenômeno na área.

    A observação proposta no artigo - lúcido sobre o seu lugar de elaboração, ou seja, compreendendo os riscos de analisar um objeto novo e talvez não bem definido - nos deixa ver que o uso da web como meio de massificar notícias, embora tenha partido da experiência do jornalismo impresso e radiofônico, pôde encontrar nas especificidades desta ferramenta ( a web) elementos que lhe permitissem redefinir-se a ponto de compor características de interatividade entre leitor e jornalista jamais experimentados.

    Tal é a percepção dessa mudança, que a autora inclusive traz para a discussão: ainda precisa-se da figura do jornalismo quando o acesso a notícias é indiscriminado?

    ResponderExcluir
  14. REVISADO...
    O web jornalismo,ao meu ver,é uma questão a ser analisada e debatida devido seus prós e contras.No entanto este novo formato de informação detém de um dinamismo incrivel e que deve ser levado em consideração.
    Este dinamismo pode ser observado na relação mais direta e estantânea que este formato tem com a pulblicação da informação e por sua vez com o leitor, este que se mantém assim atualisado de uma maneira mais rapida sobre as noticias do mundo todo,rapidez esta que não encontramos em outro formato jornalistico,nem mesmo nos telejornais.
    Já os contras deste formato pode ser observado no que diz respeito a valorização do profissional da comunicação,pois esta é,segundo Luciana Mielniczuk,um dos questionamentos levantados a cerca do webjornalismo.O que na minha opinião é o mais importante.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. http://belezaburgues.blogspot.com/2010/04/dos-jornais-para-o-monitor-uma-analise.html

    segundo trabalho sobre webjornalismo.

    ResponderExcluir
  17. http://amanda-win.blogspot.com/2010/04/o-site-folha-online-e-um-dos-mais.html

    trabalho em sala

    ResponderExcluir
  18. Meu exercício 02 em:
    http:/juhjornal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. tarefa aula 2 em fernandojn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Meu exercício
    http://wanessaviana.blogspot.com/2010/04/analise-de-um-site-de-webjornalismo.html

    ResponderExcluir
  22. Trabalho 02 em sala.
    http://jornalecodebb.blogspot.com/2010/04/web-jornalismo-analisando-um-site-e.html

    ResponderExcluir
  23. Trabalho em sala de Web jornalismo:
    http://camillenascimento.blogspot.com/2010/04/exercicio-de-web-jornalismo-ao-visitar.html

    ResponderExcluir
  24. ulha,ulha la!!!

    http://miexpressando.blogspot.com/2010/04/cinco-caracteristicas-marcantes-nos-r7s.html

    Não se assuntem.Nao tenho paciência para ficar sentada na frente do computer. Prefiro o velho jornal de todas as manhãs... amassado,sujo,mais com o qual eu posso me deslocar para qualquer canto da casa..principalmente para o banheiro...hiihihi

    ResponderExcluir
  25. O chamado "jornalismo online" não é mais do que uma simples transposição dos velhos jornalismos escrito, radiofônico e televisivo para um novo meio. Mas o jornal na web pode ser muito mais do que o atual jornalismo online. Com base na convergência entre textos, som e imagem em movimento, o webjornalismo pode explorar todas as potencialidades que a internet oferece, ofercendo um produto completamente novo, a web notícia.
    O site jornalistico "terra" sobre o qual pesquisei oferece muitas notícias por vezes em tempo real e permite ao leitor uma certa interatividade com a possibilidade de expressão rápida e direta, essa é uma grande característica do webjornalismo essa possibilidade de que o receptor torne-se tambem emissor de idéias.
    Numa sociedade com acesso a múltiplas fontes de informação e com crescente sepírito crítico, a possibilidade de interação direta com o produtor de notícias é um forte trunfo a explorar pelo web jornalismo. Num jornal tradicional o leitor que discorda de uma determinada idéia vinculada pelo jornalista limita-se a enviar uma carta para o jornal e a aguardar a sua publicação na edição seguinte, tendo habitualmente que invocar a lei de impensa para o conseguir. No web jornal como já falei a relação pode ser imediata. A própria natureza do meio permite que o leitor interaja no imediato. Para isso as notícias devem incluir um "faça seu comentário" de forrma a poder funcionar como um fórum. No webjornalismo a notícia deve ser encarada como o princípio de algo e não o fim em si própria. Deve funcionar apenas como o "tiro de partida" para uma discussão com os leitores. No webjornalismo não faz qualquer sentido utilizar uma pirâmide, mas sim um conjunto de pequenos textos hiperligados entre si. Um primeiro texto introduz o essencial da notícia estando os restantes blocos de informação disponíveis por hiperligação.

    ResponderExcluir
  26. http://lucasduartematos.blogspot.com/2010/04/eu-escolhi-abordar-as-caracteristicas.html

    Sobre as características do Webjornalismo.

    Lucas Duarte

    ResponderExcluir
  27. http://karolinni.blogspot.com/2010/04/um-pouquinho-sobre-webjornal.html

    dá uma olhadinha lá. Ahhh!! deixa um comentáriozionho tbm, hehehe

    ResponderExcluir
  28. http://brunellavelloso.blogspot.com/2010/04/atividade-2-texto-caracteristicas.html

    atividade 2.

    =*

    ResponderExcluir